Equipas:
Azuis: Zeca_2, Ivo_13, Filipe_77, Luís F_14, Rui R_27 e Neves_19
Laranjas: Aníbal_3, Sérgio_21, Ricardo_16, Tó Mota_7, Gil_11 e C. Filipe
Coletes: João_1, Alex_20, Rui_4, Pedro, Bruno e Brito
Árbitro: Carlos M_15
Resultados:
- com 4 votos: "Instaurar um processo disciplinar";
- com 5 votos: "Expulsá-lo";
- com 6 votos: "Apoiá-lo";
- e......
... com 21 votos, temos a opção "Criar um departamento anti-"cenas gay".
Os Faíscas: Luís M. ; Gil (Nuno 55'), João, Zeca (Rui 45'), Aníbal (Luis F. 45'); Ivo, Filipe (Sérgio 45'), Alex ; Neves, Nuno T. (Isidro 45'), Carlos M. (Álvaro 45')
.
Golos: Nuno T.
Assistências: Carlos M.
Melhor Jogador em Campo: João
Sátira
Sábado, 22 de Novembro, Os Faíscas juntaram-se para mais um desafio perante uma equipa com quem, outrora, já tinham travado interessantes duelos. Essa equipa dava pelo nome de "Os Belenenses".
O jogo decorreu no relvado do Complexo Desportivo de Lousada às 17h desta tarde que se esperava de vitória.
Os Faíscas entraram em campo com o seu esquema habitual: um 4x3x3 com apenas um trinco, alas rápidos e um ponta de lança. O início do jogo foi bastante equilibrado sem domínio claro de ambas as equipas mas, com o decorrer do tempo, os Faíscas, cumprindo a sua obrigação, acercaram-se da baliza adversária começando a criar situações de golo. Infelizmente para a nossa equipa, neste período, o último passe não estava a sair nas melhores condições para poder chegar à vantagem. Apesar de o jogo nem sempre estar a ser bem jogado, aos 35 minutos da primeira parte surge o golo Faísca através de uma jogada rápida pelo lado esquerdo do ataque de onde surgiu o cruzamento para o coração da área, onde o ponta-de-lança finalizou de modo irrepreensível. O adversário, por sua vez, não tardou em reagir a esta infelicidade e atacou destemidamente a baliza de Luís Miguel. Apesar de tudo, a defesa d'Os Faíscas manteve-se segura e tranquila conseguindo afastar todo o tipo de perigos.
E foi assim que se chegou ao intervalo...
Na segunda parte Os Faíscas procederam a algumas alterações mas a nível táctico mantiveram a mesma estrutura tentando aproveitar os alas rápidos para conseguir alargar a vantagem.
Infelizmente o ritmo de jogo não se alterou muito desde a primeira parte sendo que este continuou a não ser muito bem jogado e a decorrer longe de ambas as balizas. Como é natural, com o aproximar dos últimos minutos Os Belenenses tentaram pressionar Os Faíscas para obter, pelo menos, o golo do empate mas, não passou de pequenos sobressaltos que em nada resultaram. Em virtude do tempo de jogo estar a findar e de não conseguirem dar a volta ao resultado, os jogadores de Os Belenenses centraram as suas atenções no árbitro da partida tendo os jogadores da equipa da casa conseguido manter-se à margem destas confusões.
Foi no 1-0 que o jogo teve o seu fim. Embora não tendo sido um jogo de um grande nível técnico e nem sempre bem jogado, Os Faíscas pareceram ter sempre o encontro controlado para a VITÓRIA.
_______________________________________HIGHLIGHTS
35' [1-0] Jogada rápida do lado esquerdo do ataque onde Carlos Miguel se desembaraçou dos adversários, conseguindo um centro certeiro para o coração da área onde o ponta de lança, Nuno T., finalizou à matador.
_______________________________________________ FIGURA DO JOGO
JOÃO_1 Com exibição segura e confiante que transmitiu a toda a equipa afastou sempre o perigo das proximidades da baliza d'Os Faíscas. Foi, neste jogo, um verdadeiro central.
_____________________________________________POSITIVO
+ Atitude da equipa que nunca virou a cara à luta;
+ A defesa que cumpriu de forma inequívoca a sua missão;
+ A bela jogada do golo;
+ Controlo do jogo.
____________________________________________NEGATIVO
- A falta de ligação entre os sectores da equipa;
- Falhas no último passe;
- A posse de bola que nem sempre foi a desejada.
by Zeca_2
Os Faíscas: Luís M. ; Gil (Neves 45'), Rui (João 45'), Zeca, Aníbal (C. Filipe 70'); Filipe, Ivo, Ricardo; Carlos M., Nuno (Nuno T. 45'), Isidro
.
Golos: Isidro
Assistências: Nuno
Melhor Jogador em Campo: Isidro
SÁTIRA
Num excelente jogo de futebol, “rasgadinho”, assim classificado na gíria (e em Valbom também...), a equipa demonstrou o seu carácter, dando uma excelente resposta aos jogos anteriores menos conseguidos, em termos de atitude e futebol apresentados.
A iniciativa de jogo pertenceu sempre à equipa da casa, que com um meio-campo bem organizado, conseguiu assentar melhor o seu jogo ofensivo. Na ausência dos habituais médios de ataque, a ofensiva da equipa Faísca viveu dos “rasgos” de atitude e poder físico do seu avançado, chegando ao 1.º golo do desafio numa jogada de contra-ataque.
Na 2.ª parte o teor do desafio não se alterou, tendo a equipa da casa chegado ao empate num bom remate à entrada da área. O jogo manteve-se rápido e equilibrado, até que, uma alteração “forçada” obrigou os Faíscas a alterar a disposição de diversos jogadores no terreno, salvaguardando a estrutura táctica, mas criando desiquilíbrios individuais, que lhes foram fatais. De facto, os 2.º e 3.º golos sofridos nasceram de falhas individuais (a corrigir, com trabalho) que penalizaram de forma imerecida o bom desempenho da equipa até então.
“Caímos” de cabeça erguida, com alento para fazer cada vez mais e melhor a cada jogo que passa, colmatando os aspectos negativos dos jogos anteriores.
+ + +
Isidro – Na ausência de apoio directo, lutou bastante na frente de ataque, conseguindo criar alguns lances de perigo
Organização defensiva (defesa e trincos) ao longo de toda a 1.ª parte até meio da 2.ª parte
Atitude da equipa.
- - -
A alteração “forçada”
Falhas individuais – prejudicaram a equipa, que apresentava um bom desempenho até então
A ausência de um médio ofensivo capaz de segurar e transportar mais a bola, contribuindo para maior posse de bola da equipa, ajudando a um planeamento ofensivo mais organizado e sistemático.
Os Faíscas: Luís M. ; Gil (Rui R. 45'), Rui, Zeca, Aníbal (Nuno 55'); Filipe (C. Filipe 68'), Ivo, Alex (Sérgio 45'); Neves, Carlos M. (Luis F. 45') (Nuno T. 90'), Nuno T. (Carlos M. 75')
.
Golos: Nuno T. (2)
Assistências: Alex (1º golo)
Melhor Jogador em Campo: a aguardar resultados da votação
Ventos de Mudança.
Numa fase de adaptação a uma realidade totalmente nova, importa fazer um pequeno balanço.
Numa equipa de futebol, existem regras, as quais, quando não são cumpridas, resultam em punições para os prevericadores. Ora, numa equipa de amigos, não funciona bem assim. Não estamos à espera de ver ninguém a ser encostado por mau comportamento. Tem que reinar o bom senso.
Atitudes a repensar:
1. Postura em relação aos colegas de grupo, adversários, etc.
Quando tais situações falharem, cabe a alguém responsável, embora sendo um jogador como outro qualquer, agir:
1.1. Na hora, se for caso disso;
1.2. à posteriori, via comissão disciplinar.
Cabe aos lesados compreenderem o funcionamento pré-estabelecido do grupo e respeitar. Haverá decerto oportunidade para argumentações - mas no momento adequado. Nunca é solução virar costas ao grupo.
2. Importa também salientar o papel da equipa técnica. Pessoalmente, sinto-me em fase de adaptação: estou ainda habituado a fazer parte da equipa - e vocês a que eu faça parte dela. Isto resulta em falhas de ambos os lados.
Assim, considero mea culpa não ter tomado uma atitude colectivamente perante o cenário de provocação individual que se gerou (embora o tenha sugerido, sem apoio - o costume). Compreendo agora que, sendo o responsável pela equipa em campo, eleito por vós, cai sobre mim a decisão do colectivo, perante violação do respeito pela nossa equipa.
Se em nome de equipa é incorrecto reagir a qualquer provocação individual, em nome dos membros da equipa, exigimos respeito e abandonaremos o terreno de jogo sempre que tal não se verificar. Espero o vosso apoio na 2.ª premissa, de forma a que não se verifique a 1.ª!
De forma a desempenhar este cargo de elevada responsabilidade, creio ser imprescindível que seja cumprido o ponto 1 para que se possa cumprir o ponto 2.
A sátira importa realçar resumidamente os acontecimentos mais importantes do jogo em questão. Neste caso, o jogo foi o menos importante.
by Nuno T.
.E o primeiro "jogador" a marcar um golo... a favor será:
.
Os Faíscas: Luís M. ; Nuno (Carlos M. 45'), João, Rui, Gil (Aníbal 45') ; Zeca (Ivo 45'), Filipe (Luís F. 45'), Sérgio ; Tó Mota (Álvaro 45'), Ricardo (C. Filipe 60'), Isidro (Nuno T. 45')
.
Golos: Filipe, Isidro, Nuno T., C. Filipe
Assistências: Sérgio (1º golo), Sérgio (2º golo), Luís M. (3º golo)
Melhor Jogador em Campo: Sérgio
SÁTIRA
Perante um cenário de alterações ("Abre-me O Bicho" assumiu a coordenação d'OS Faíscas, na estreia do "Special One" na liderança dos caminhos da equipa), a principal novidade foram mesmo os 11 jogadores prontos a iniciar a partida... (e mais 7 no "banco"). Aníbal, que está sempre a dizer que não tem nada no "banco", foi preterido, por "desactualização" da nova quota do Treinador...
A equipa apresentou o habitual 4x3x3, com um triângulo de meio-campo composto por 2 trincos e um número 10. A 1.ª parte foi totalmente controlada pel'Os Faíscas, com os 2 trincos a assumirem um papel preponderante no equilíbrio da equipa, neutralizando a ofensiva adversária, libertando Sérgio para as acções ofensivas, onde criou grandes desiquilíbrios.
Ao intervalo, o Treinador Faísca, após ter acordado Carlos M. e Luís F., dado corda a Álvaro e ter chegado a acordo com o Dept.º Financeiro do Clube, procedeu a diversas alterações. O triângulo de meio-campo foi invertido, o que resultou num maior n.º de oportunidades de golo criadas (fruto também da resposta adversária ao resultado e do seu desgaste final), mas com menor controlo defensivo. De facto, sem criar grande perigo, o "G.D. Amizade Vandoma" conseguiu chegar algumas vezes à baliza Faísca, ao contrário do que sucedeu na 1.ª parte. Daí resultaram lances rápidos de contra-ataque (parece piada, lances rápidos com Luís F., mais conhecido como "O Morto" e C. Filipe, mais conhecido por "Gosto de entrar e levar logo com a bola na tromba para acordar", na frente...mas prontos), que delinearam o processo ofensivo na 2.ª parte.
Em jeito de conclusão, a equipa apresentou-se motivada, praticou bom futebol, teve vontade de ter a bola, chegando assim a um resultado confortável jogando bonito.
+
Dupla de Centrais
2 Trincos
Laterais (1.ª parte)
Isidro (a segurar bem e a jogar para trás)
Motivação de C. Filipe
-
Triângulo invertido
Golos falhados na 2.ª parte
Laterais (2.ª parte) - Aníbal a entrar muito à queima, C. Miguel suposto defesa direito, jogou a central, médio, ala esquerdo, avançado...
Os lançamentos do C. Miguel...
A FIGURA DO JOGO
Sérgio - Após uma excelente 1.ª parte, onde desenhou a ofensiva da equipa apresentou ainda fôlego para funcionar como n.º 8, apoiando de forma importante a manobra defensiva da equipa na 2.ª parte.
MOMENTOS FAÍSCAS
30' [0-1] Remate imparável de Filipe à entrada da área, a passe de Sérgio, a fuzilar o guarda-redes contrário.
40' [0-2] Aproveitando a distracção da equipa adversária, o INEVITÁVEL Sérgio (ah pois é...) isolou-se, fintou o guarda-redes e ofereceu o golo a Isidro. Prémio merecido para ambos.
60' [0-3] Nuno T. avançou IMPARÁVEL (eheh) após falha do defesa adversário, rematando cruzado à entrada da área.
75' [0-4] C. Filipe levou com a bola no pé, após desorientação defensiva da equipa adversária, em resposta à insistência de Luís F., que teve que receber uma garrafa de oxigénio logo de seguida.
by Nuno T._8
Em reunião ordinária (badalhoca) os faíscas decidiram por unanimidade com 113% dos votos demitir a anterior direcção e criar uma nova liderança revolucionária orientada pelos principios da LIBERDADE, IGUALDADE e AMIZADE...
Prevendo esta atitude a anterir direcção pôs-se em fuga nomeadamente 2 em França e 2 em Marrocos sendo que um já tinha fugido para os Açores.
A nova direcção é composta por: