sábado, novembro 29, 2008

12ª JORNADA

Estádio: CCDCMP . Data: 29/11/2008 . Hora: 20H00
Transmissão televisiva: Canal 29 da Zon TV Cabo
.
OS FAÍSCAS 1 - 0 JUVENTUS DE PEDROSO
.
Os Faíscas: Luís M. ; Gil (Nuno 45'), Rui, João (Zeca 45'), Aníbal (Carlos M. 45'); Sérgio, Ivo (C. Filipe 68'), Alex (Filipe 85') ; Filipe (Ricardo 45'), Luís F., Isidro
.
Golo: Filipe
Assistência: Alex
Melhor Jogador em Campo: Sérgio

terça-feira, novembro 25, 2008

Se um Faísca frequentar aulas de Hidrobike, os Faíscas devem:

O Departamento de Publicidade e Informação dá a conhecer os resultados da votação referente à 5ª Pergunta Faísca.

Nesta votação atingiu-se o máximo de votos alguma vez alcançado desde que esta série de perguntas começou. Com um total de 36 votos, tivemos os seguintes resultados:



- com 4 votos: "Instaurar um processo disciplinar";

- com 5 votos: "Expulsá-lo";

- com 6 votos: "Apoiá-lo";

- e......

... com 21 votos, temos a opção "Criar um departamento anti-"cenas gay".

sábado, novembro 22, 2008

11ª JORNADA

Estádio: Complexo Desportivo de Lousada . Data: 22/11/2008 . Hora: 17H00
.
OS FAÍSCAS 1 - 0 OS BELENENSES
.

Os Faíscas: Luís M. ; Gil (Nuno 55'), João, Zeca (Rui 45'), Aníbal (Luis F. 45'); Ivo, Filipe (Sérgio 45'), Alex ; Neves, Nuno T. (Isidro 45'), Carlos M. (Álvaro 45')
.
Golos: Nuno T.
Assistências: Carlos M.
Melhor Jogador em Campo: João

Sátira

Sábado, 22 de Novembro, Os Faíscas juntaram-se para mais um desafio perante uma equipa com quem, outrora, já tinham travado interessantes duelos. Essa equipa dava pelo nome de "Os Belenenses".

O jogo decorreu no relvado do Complexo Desportivo de Lousada às 17h desta tarde que se esperava de vitória.

Os Faíscas entraram em campo com o seu esquema habitual: um 4x3x3 com apenas um trinco, alas rápidos e um ponta de lança. O início do jogo foi bastante equilibrado sem domínio claro de ambas as equipas mas, com o decorrer do tempo, os Faíscas, cumprindo a sua obrigação, acercaram-se da baliza adversária começando a criar situações de golo. Infelizmente para a nossa equipa, neste período, o último passe não estava a sair nas melhores condições para poder chegar à vantagem. Apesar de o jogo nem sempre estar a ser bem jogado, aos 35 minutos da primeira parte surge o golo Faísca através de uma jogada rápida pelo lado esquerdo do ataque de onde surgiu o cruzamento para o coração da área, onde o ponta-de-lança finalizou de modo irrepreensível. O adversário, por sua vez, não tardou em reagir a esta infelicidade e atacou destemidamente a baliza de Luís Miguel. Apesar de tudo, a defesa d'Os Faíscas manteve-se segura e tranquila conseguindo afastar todo o tipo de perigos.

E foi assim que se chegou ao intervalo...

Na segunda parte Os Faíscas procederam a algumas alterações mas a nível táctico mantiveram a mesma estrutura tentando aproveitar os alas rápidos para conseguir alargar a vantagem.

Infelizmente o ritmo de jogo não se alterou muito desde a primeira parte sendo que este continuou a não ser muito bem jogado e a decorrer longe de ambas as balizas. Como é natural, com o aproximar dos últimos minutos Os Belenenses tentaram pressionar Os Faíscas para obter, pelo menos, o golo do empate mas, não passou de pequenos sobressaltos que em nada resultaram. Em virtude do tempo de jogo estar a findar e de não conseguirem dar a volta ao resultado, os jogadores de Os Belenenses centraram as suas atenções no árbitro da partida tendo os jogadores da equipa da casa conseguido manter-se à margem destas confusões.

Foi no 1-0 que o jogo teve o seu fim. Embora não tendo sido um jogo de um grande nível técnico e nem sempre bem jogado, Os Faíscas pareceram ter sempre o encontro controlado para a VITÓRIA.

_______________________________________HIGHLIGHTS

35' [1-0] Jogada rápida do lado esquerdo do ataque onde Carlos Miguel se desembaraçou dos adversários, conseguindo um centro certeiro para o coração da área onde o ponta de lança, Nuno T., finalizou à matador.

_______________________________________________ FIGURA DO JOGO

JOÃO_1 Com exibição segura e confiante que transmitiu a toda a equipa afastou sempre o perigo das proximidades da baliza d'Os Faíscas. Foi, neste jogo, um verdadeiro central.

_____________________________________________POSITIVO

+ Atitude da equipa que nunca virou a cara à luta;

+ A defesa que cumpriu de forma inequívoca a sua missão;

+ A bela jogada do golo;

+ Controlo do jogo.

____________________________________________NEGATIVO

- A falta de ligação entre os sectores da equipa;

- Falhas no último passe;

- A posse de bola que nem sempre foi a desejada.

by Zeca_2

domingo, novembro 16, 2008

10ª JORNADA

Estádio: Damião de Góis (Porto) . Data: 16/11/2008 . Hora: 09H00
.
ASES DA CONSTITUIÇÃO 4 - 3 OS FAÍSCAS
.
Os Faíscas: Luís M. ; Gil (Neves 45'), Rui, Zeca, Aníbal ; Sérgio, Ivo, Filipe, Alex ; Nuno T., C. Filipe (Ricardo 45')
.
Golos: Nuno T. (2), Neves
Assistências: Sérgio (2º golo), Nuno T. (3º golo)
Melhor Jogador em Campo: Neves

Qual o esquema táctico ideal para os Faíscas?

O Departamento de Publicidade e Informação apresenta os resultados da votação da 4ª pergunta Faísca.

Assim, com um total de 22 votos, temos que:


... o 4-4-2 e o 3-4-3 tiveram três votos cada;

... o segundo esquema táctico mais votado é o 4-3-3 (com dois trincos);




O esquema táctico "ideal" é...

4-3-3 (com um trinco) - 12 votos
Agora, cabe ao mister decidir...

sábado, novembro 08, 2008

9ª JORNADA

Estádio: Nogueira (Lousada) . Data: 08/11/2008 . Hora: 15H00
.
V.G. NOGUEIRA 0 - 4 OS FAÍSCAS
.
Os Faíscas: Luís M. ; Gil, João, Zeca, Aníbal (Filipe 45') ; Neves, Ivo (Alex 60'), Alex (Sérgio 45'), Nuno ; Carlos M. (C. Filipe 60'), Ricardo
.
Golos: Ricardo, Nuno, Alex, Zeca
Assistências: Ricardo (3º golo), Sérgio (4º golo)
Melhor Jogador em Campo: Ricardo
.
SÁTIRA
Tarde cinzenta e fresquita... mas só fora do balneário Faísca! No seio do grupo, pairava uma atmosfera alegre e descontraída e sentia-se forte motivação para regressar às vitórias. Restava saber se o adversário - desconhecido - estaria pelos ajustes...
E aparentemente não estaria mesmo, pelo menos a avaliar pela vontade de iniciar a partida com apenas 9 (!!!) jogadores. A inferioridade numérica da equipa da casa manteve-se apenas durante o primeiro quarto de hora mas foi tempo suficiente para o ataque dos visitantes começar a fazer estragos. Mas já lá vamos...
Num terreno muito bem tratado mas de reduzidas dimensões, Os Faíscas iniciaram o jogo num 4-4-2, procurando jogar apoiado na zona de construção e aproveitar a velocidade dos homens da frente. A equipa forasteira entrou a todo o gás, beneficiando (é justo dizê-lo) da superioridade numérica - como devia! Perante o domínio inicial, não surpreendeu o golo madrugador. No entanto, talvez embalados com as facilidades iniciais, Os Faíscas tiraram o pé do acelerador e permitiram que os da casa subissem no terreno. Com mais ou menos dificuldade, a defesa Faísca tudo soube resolver. Mesmo ao cair do pano da 1ª parte, numa fase em que não o justificava, Os Faíscas colocaram-se a vencer por 2 golos, fazendo adivinhar uma 2ª parte complicada para os de Nogueira.
Ainda assim, numa excelente demonstração de querer, VG Nogueira entraram muito bem na etapa complementar, bem organizados e com intenção ofensiva. Agora num esquema de 4-3-3, os Baltarenses demoraram a assentar o seu jogo mas quando o fizeram... foi de vez! Terminando o jogo com sucessivas jogadas de golo iminente, Os Faíscas consumaram a goleada com mais 2 golos. Não fosse alguma falta de clarividência (muito coração mas nem sempre as melhores opções), os números poderiam até ter sido outros.
Destaque ainda para a arbitragem tranquila e a relação de cordialidade entre os oponentes.
.
HIGHLIGHTS
10' [0-1]
Ainda as equipas se estudavam mutuamente quando, na sequência de um rápido contra-ataque Faísca, Ricardo ganha bem a bola à entrada da área contrária e dispara fortíssimo.. à trave! Rápido a reagir, o avançado Faísca acreditou no lance e, de primeira, fuzilou na recarga ao seu próprio remate, inaugurando o marcador.
40' [0-2] Mais um ataque rápido, desta feita pela esquerda, com boa movimentação de Carlos M., Alex e Ricardo, com este último a desembaraçar-se bem de um adversário e a conseguir cruzar à saída do guarda-redes adversário. Nuno apareceu oportuno ao segundo poste, preparadíssimo para finalizar, o que acabou por conseguir com um feliz ressalto após tentativa de alívio de um defesa Nogueirense.
70' [0-3] Canto na direita do ataque Faísca. Alex cobra longo ao segundo poste com a bola a sobrevoar toda a defensiva da casa. Ricardo consegue ganhar ao segundo poste onde, sem posição para o remate, faz a bola cruzar de novo toda a área; Alex, com pouco ângulo, sem deixar cair a bola, dispara um portentoso remate cruzado que só pára no fundo da baliza - 2º grande golo da tarde, depois do de Ricardo.
80' [0-4] Jogada de laboratório: livre à entrada da área, descaído para a direita do ataque Faísca. Alex e Sérgio conferenciam; Alex simula o remate e desmarca-se pelo exterior da barreira adversária. Atento, um defesa Nogueirense sai da barreira para acompanhar Alex. Sérgio coloca então a bola entre a barreira e esse defesa e eis que surge Zeca, felino a atacar a bola, rematando para o golo que fechou a goleada.
.
FIGURA DO JOGO
Ricardo - Muito mexido ao longo de toda a partida, esteve nos melhores lances d'Os Faíscas. Marcou cedo o grande golo que abriu a goleada Faísca; foram dele também a intervenção decisiva no golo de Nuno e a assistência para o golaço de Alex. Pelo meio, uma grande entrega ao jogo, procurando os espaços com desmarcações constantes e nunca virando a cara à luta com os defesas contrários. Hoje, foi verdadeiro ponta-de-lança.
.
+++
Grande ambiente Faísca
Exibição global de Ricardo
Defesa impecável
A paixão de Aníbal e Gil - mesmo adoentados fizeram questão de alinhar
Motivação de C. Filipe
O verdadeiro Balde
---
Posse de bola - uns furos aquém da qualidade desejada
Passividade (alguma...) em dados momentos do jogo
by Sérgio_21

sábado, novembro 01, 2008

8ª JORNADA

Estádio: Valbom . Data: 01/11/2008 . Hora: 15H00
.
C. CAÇA E PESCA A. 3 - 1 OS FAÍSCAS
.

Os Faíscas: Luís M. ; Gil (Neves 45'), Rui (João 45'), Zeca, Aníbal (C. Filipe 70'); Filipe, Ivo, Ricardo; Carlos M., Nuno (Nuno T. 45'), Isidro
.
Golos: Isidro
Assistências: Nuno
Melhor Jogador em Campo: Isidro

SÁTIRA


Num excelente jogo de futebol, “rasgadinho”, assim classificado na gíria (e em Valbom também...), a equipa demonstrou o seu carácter, dando uma excelente resposta aos jogos anteriores menos conseguidos, em termos de atitude e futebol apresentados.
A iniciativa de jogo pertenceu sempre à equipa da casa, que com um meio-campo bem organizado, conseguiu assentar melhor o seu jogo ofensivo. Na ausência dos habituais médios de ataque, a ofensiva da equipa Faísca viveu dos “rasgos” de atitude e poder físico do seu avançado, chegando ao 1.º golo do desafio numa jogada de contra-ataque.
Na 2.ª parte o teor do desafio não se alterou, tendo a equipa da casa chegado ao empate num bom remate à entrada da área. O jogo manteve-se rápido e equilibrado, até que, uma alteração “forçada” obrigou os Faíscas a alterar a disposição de diversos jogadores no terreno, salvaguardando a estrutura táctica, mas criando desiquilíbrios individuais, que lhes foram fatais. De facto, os 2.º e 3.º golos sofridos nasceram de falhas individuais (a corrigir, com trabalho) que penalizaram de forma imerecida o bom desempenho da equipa até então.
“Caímos” de cabeça erguida, com alento para fazer cada vez mais e melhor a cada jogo que passa, colmatando os aspectos negativos dos jogos anteriores.


+ + +
Isidro – Na ausência de apoio directo, lutou bastante na frente de ataque, conseguindo criar alguns lances de perigo
Organização defensiva (defesa e trincos) ao longo de toda a 1.ª parte até meio da 2.ª parte
Atitude da equipa.


- - -
A alteração “forçada”
Falhas individuais – prejudicaram a equipa, que apresentava um bom desempenho até então
A ausência de um médio ofensivo capaz de segurar e transportar mais a bola, contribuindo para maior posse de bola da equipa, ajudando a um planeamento ofensivo mais organizado e sistemático.