quarta-feira, setembro 23, 2009

2ª JORNADA

Estádio: Ramalde (Gondomar). Data: 27/09/2009 . Hora: 10H00
.
ERMENTÃO S.C. 0 - 2 OS FAÍSCAS
.
Os Faíscas: Luis M. ; Rui R., Rui, João (Isidro 45') (João 80'), Aníbal ; Zeca, Filipe, Alex ; Carlos M. (Chico 58'), Tó Mota (Carlos M. 72'), Nuno T.
.
Golos: Carlos M. (78'), Nuno T. (86')
Assistências: Filipe (2)
Melhor Jogador em Campo: Alex


O JOGO

Perante um adversário tipicamente complicado, os Faíscas apresentaram-se bem táctica, física (1ª parte) e técnicamente (2ª parte). O 0-2 corou a superioridade evidenciada na 2.ª metade do encontro.

1ª PARTE

Após o empate consentido na jornada anterior, os Faíscas apareceram determinados a corrigir as falhas defensivas, embora receosos na posse de bola. A equipa esteve muito bem organizada tacticamente durante todo o jogo e emprestou uma grande disponibilidade física em todos os lances, imperativo num jogo disputado desta natureza. No entanto, apresentou-se deficitária na construção de jogo, com bastantes passes errados, fruto também da pressão da equipa adversária. Ainda assim, um golo mal anulado e uma grande penalidade não assinaladas no 1.º tempo, poderiam ter concedido uma maior confiança numa fase precoce do jogo, o que poderia ter definido um desfecho diferente à partida.

ERM............ENTÃO??

A 2.ª metade foi toda Faísca. Após a mudança para 4-4-2, o meio campo manteve-se forte e a presença de 2 avançados na frente de ataque potenciou oportunidades de golo. No entanto, os níveis de eficácia nivelaram-se novamente por baixo.
Os golos apareceram com naturalidade, a equipa nunca deixou de trabalhar da mesma forma organizada em que se apresentou durante toda a partida, apresentando melhorias significativas na construção de jogo/posse de bola, facilitadas por uma equipa adversária menos pressionante no 2.º tempo.

CONCLUSÕES

O joelho do João já vai no 2.º jogo consecutivo.

Só ganhamos ao Ermentão quando o Sérgio não aparece (esta conclusão foi rematada por João, talvez em resposta às dúvidas levantadas por Sérgio na última jornada...)

Carlos Filipe e Gil não compareceram, ganhamos o jogo.

É possível colocar NunoT. e Isidro ao mesmo tempo em campo, sem demolir postes.

Alex, nunca na vida foste o melhor em campo.


P.S: um grande bem-haja ao Filipe, mesmo constipado cedeu o seu contributo à equipa, que tanto precisava, como provado pelas 2as assistências realizadas pelo menino - é esta Faísca que precisamos.

domingo, setembro 20, 2009

1ª JORNADA

Estádio: Vila Cova de Carros. Data: 20/09/2009 . Hora: 10H00
.
CLUBE AMIZADE VANDOMA 3 - 3 OS FAÍSCAS
.
Os Faíscas: Luis M. ; Rui R. (Isidro 45'), Rui, Zeca (João 45'), Gil ; Filipe (Chico 68'), Sérgio, C. Filipe (Alex 45') ; Aníbal, Tó Mota, Nuno T.
.
Golos: Tó Mota, Sérgio, Nuno T.
Assistências: Aníbal (1º golo), Tó Mota (2º golo)
Melhor Jogador em Campo: Tó Mota


MAIS do mesmo...

A frase que sintetiza a partida. No seguimento do encontro anterior, a equipa apresentou-se novamente em bom plano, tendo como "senãos" as falhas defensivas e a ineficácia (falar em ineficácia quando se marcam 3 golos parece piada, mas não é). A parte do "MAIS" refere-se não só às falhas defensivas e ofensivas, que de facto foram em maior quantidade, mas também porque apareceu um novo factor: a ansiedade.

O JOGO

A equipa entrou bem no jogo, criando vários lances de perigo "finalizados..." por Aníbal (perigoso para os carros, perigo de entorses e lesões graves, de natureza psiquíca ou articulares...) que poderiam ter definido um outro rumo ao jogo. No entanto, foram os da casa que se adiantaram no marcador, num golo de belo efeito.
E foi então que entrou um novo elemento nos Faíscas: a ansiedade. Ora, um golo aos 15 minutos de jogo, quando a equipa está bem no jogo, não justifica que o Zeca, passe a tentar sair a jogar, qual cavalo, e a ingressar nos lances de ataque, desiquilibrando o sector mais recuado (por inclinação do campo...) - é que nem que fosse o Coordenador!!!
Através de algumas alterações efectuadas no miolo do terreno, a equipa reequilibrou-se e deu a volta ao marcador - a eficácia finalmente aparecia no culminar de jogadas de belo recorte táctico.
Outra situação complicada de resolver, foi o que se passou a seguir: enquanto o meio campo "improvisado" teve pernas, a coisa compôs-se - mas quando deu o estouro, houve sobrecarga da defesa, a qual não facilitou o seu prórpio trabalho - e numa dessas "tentativas de sair a jogar" quando se pedia um "charuto pa Gens", a equipa da casa restabeleceu o empate e terminou a partida em cima de nós.

2ª PARTE

A caminho do início da 2ª parte, a dúvida foi lançada pelo capitão de equipa: "quantos minutos aguenta o joelho do João? Dez?" - mas a prótese é das boas!
As mexidas supunham um meio campo mais construtivo, para uma dupla de pontas de lança, mas tal não se reflectiu em campo. Uma ou outra oportunidade falhadas e a ansiedade ia aumentando...
O 3-2 apareceu de grande penalidade (bem assinalado) o que em nada veio ajudar a uma 2ª parte que, apesar de melhor a nível defensivo, apresentou os mesmos índices de ansiedade e ineficácia. Reflexos disso foram o falhanço de Isidro, isolado em frente à baliza, sem que ninguém lhe tenha endoçado o esférico e com o mesmo já fora do relvado, a chutar no poste...bem como Alex, que unanimemente foi eleito o pior marcador de penalties de todos os tempos dos Faíscas, terminando assim a sua carreira a esse nível.

A (DE) RETER

Equipa adversária competitiva - corriam muito - mas acessível

Falhas defensivas facilmente evitáveis - complicamos o que é fácil

Ansiedade em fases muito precoces do jogo - contraproducente

Ineficácia consequente

Obviamente que não somos nem ambicionamos ser profissionais, somos um grupo de amigos, virados essencialmente para a brincadeira - mas um pouco mais de atenção neste ou naquele momento em que se estão a falar de detalhes do jogo, não custam nada e são benéficos - algum desnorte aqui e ali em coisas que foram abordadas antes do jogo


terça-feira, setembro 15, 2009

Estatísticas 2008/2009

http://rapidshare.com/files/280523165/Fecho___poca_2008-2009.pptx.html

http://rapidshare.com/files/280523166/__ndice_2008-2009.xls.html


Malta, vou enviar isto por mail, pois assim o download so é efectivo até um máximo de 10 x.

Se alguém conhecer forma de perpetuar a presença destes ficheiros no blog, que faça o download dos mesmos e lhe dê com força.

A gerência agradece.

Abraço

segunda-feira, setembro 14, 2009

Ribeira de Pena Dia Radical Faíscas

Presenças Faísca: Zeca, Nuno, Luís M., Gil, C. Filipe

Outras presenças: Helena (Zeca), Sara (Nuno), Sara (Gil), Carlitos, Luisinha, Teresinha, Luís Nunes

domingo, setembro 06, 2009

JOGO DE PREPARAÇÃO

Estádio: Marecos . Data: 06/09/2009 . Hora: 10H00
.
F.C. MARECOS 2 - 1 FAÍSCAS
.
Os Faíscas: Rui R. ; Tó Mota, Rui (C. Filipe 38'), Filipe, Gil (Rui 45') (Gil 53'); Sérgio, Chico, Ricardo ; Carlos M., Nuno T. (Aníbal 20'), C. Filipe (Nuno T. 32') (Flávio 65')
.
Golo: Nuno T.
Melhor Jogador em Campo: Filipe


S(e)ÁTIRA!!

Excelente reencontro Faísca, a marcar o início de uma nova época. E, pela amostra, que grande época se avizinha (ai, se a vizinha...hm, hum...adiante..)!!!
Com Rodriguinho na bancada, a recuperar de lesão prolongada, a equipa apresentou-se inesperadamente fresca e resistente (excluindo alguns membros cheios de ratos, que tiveram que ir várias x ao banco, para reanimação cardio-respiratória - "clear...TXUM!!vá, +5 minutinhos e volta cá..."). A equipa entregou-se de corpo e alma ao jogo, apresentou uma capacidade de luta invejável e uma velocidade de processos de assinalar, perante um adversário federado e com treinos em cima do lombo.
Chegou a haver dúvidas sobre qual a equipa "profissional", tal foi a supremacia dos Faíscas. A qualidade foi tal, que a eleição do MVP caía bem a qualquer um! Quer dizer...nem a todos...o Rui Rodrigues era um abuso...e o C. Filipe, para não variar, também...sem esquecer a habitual passagem pelo Gil...(o Aníbal neste momento estava a pensar: safei-me!! mas não...).
No entanto, duas falhas defensivas e a infelicidade do sector atacante (bolas na trave, a rasar, tiro ao boneco, etc..) sentenciaram uma partida promissora.

À Vitória,

Faíscas!!!

P.S. (ou PSD, ou qualquer outra força política - Zeca, não chores por favor): Agradecimento especial a Chico e Flávio, pela participação nesta partida, realizada a um Domingo de manhã, sem a qual, não teria sido possível aos Faíscas comparecer num momento desta envergadura.

Obrigado

PRÉMIOS FAÍSCA 2008/2009


Mais uma época cheia de bons momentos de futebol e por fim a ansiada distribuição de prémios!!!
.
.
Faísca Mais Assíduo: Filipe_77
.
Jogador Mais Assíduo: Filipe_77
.
Melhor Guarda-Redes: Luís M._12
.
Melhor Defesa: Neves_19
.
Melhor Médio: Sérgio_21
.
Melhor Avançado: Nuno T._8
.
Melhor Marcador: Nuno T._8
.
Mais Assistências: Sérgio_21
.
Jogador Revelação: Neves_19
.
Fair-play: Sérgio_21
.
Melhor Jogador: Sérgio_21

sábado, setembro 05, 2009

REUNIÃO INÍCIO ÉPOCA 2009/2010

Presenças: João, Rui, Tó Mota, Nuno T., Gil, Neves, Sérgio, Rui R., C. Filipe, Filipe